Alimentação e as unhas

É possível ter unhas saudáveis só mudando a alimentação? Acredite se quiser, mas sim. Escolhendo os alimentos certos, você terá unhas mais fortes, bonitas e o principal: saudáveis. A queratina é um tipo de proteína presente na camada externa da pele (epiderme), no cabelo e também nas unhas. Ela serve como uma camada protetora contra agressões e evitar perdas desnecessárias de água. Nas unhas a função dela é basicamente proteger nossos dedos das mãos e pés.

E adivinhem? A falta de vitaminas é a principal fonte do aparecimento de problemas nas unhas. Por isso, é extremamente necessário buscar manter uma alimentação balanceada no dia-a-dia. Isso significa que você deve se alimentar de tudo um pouco para que o seu corpo funcione bem e isso inclui a saúde das unhas.

 

Imagem-artigo-alimentação-e-as-unhas

Entre os principais problemas nas unhas por falta de nutrientes no corpo estão: aparecimento de listras nas unhas, unhas secas e quebradiças, coloração acinzentada e descamação. Para contornar esses sintomas você deve se basear em um cardápio rico em:

  • Complexo B12 – ovos, carnes, aves, batata, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais.
  • Cálcio – leite e derivados, peixes, vegetais de folha verde escura.
  • Vitamina A – cenoura, folha de brócolis, batata-doce, couve, espinafre, abóbora, tomate, manga, leite, fígado, manteiga, sardinha, gema de ovos, queijos e óleo de fígado de peixe.
  • Vitamina C – pimentão amarelo, laranja, mamão, morango, goiaba, limão, tangerina.
  • Zinco – nozes, frutos do mar, carne vermelha, quinoa, aves, gérmen de trigo, amendoim, arroz integral, feijão, iogurte, semente de girassol.
  • Biotina – encontrada em peixes de água salgada, gema cozida e grãos integrais.
  • Vitamina E – presente em vegetais de folhas verde escura, oleaginosas, grãos integrais.

Então resumindo:

  • A vitamina A evita que as unhas fiquem com aspecto de casca de ovo, esbranquiçadas e quebradiças.
  • A falta de vitaminas do complexo B12 pode deixar as unhas escurecidas e com linhas.
  • A falta de zinco pode deixar a cutícula ressecada e grossa. Também gera a descamação ao redor das unhas e linhas transversais.
  • A falta de cálcio também deixa as unhas ressecadas e quebradiças.
  • A falta de biotina, vitaminas C e E impede o crescimento e o fortalecimento das unhas fortes.

Ou seja, todas essas substâncias auxiliam o corpo para que ele produza a queratina e aumente a proteção do nosso corpo. Ingerir diariamente porções delas vai ajudar não só as suas unhas a crescerem fortes e saudáveis, mas também ajudará seus cabelos e sua pele.

 

 

Podóloga e Manicure profissional e especializada, educadora profissional de tratamento e embelezamento das unhas. Mulher de Deus, apaixonada pelo que faço.

Oi, Sou Alessandra Carneiro, podóloga e manicure profissional e especializada. Quero te  enviar Dicas Especiais para você ter unhas muito chiques.

Alessandra Carneiro

Podóloga e Manicure profissional e especializada, educadora profissional de tratamento e embelezamento das unhas. Mulher de Deus, apaixonada pelo que faço.

Website: http://unhasmuitochique.com