Tratamento de fungos nas unhas

As unhas, tanto do pé quanto da mão, existem por uma única razão: sua principal função é nos proteger, principalmente os nossos dedos. Mas infelizmente, muitas vezes descuidamos de alguma forma delas e aí surge o perigo: a micose nas unhas, que são causadas por fungos.

Então entenda: a chamada micose de unha é basicamente uma infecção por fungos.  E esta infecção é mais comum do que possa parecer. Em média 5 a cada 100 pessoas sofrerão de algum grau deste tipo de infecção em algum momento da vida, sendo mais comum em pessoas com idade acima de 55 anos e pessoas que partilham de chuveiros comum como nadadores por exemplo. E as unhas dos pés costumam ser mais afetadas.

 

Existem vários tipos de micose, mas os sintomas em geral são:

 

  • Aparecimento de manchas brancas na superfície ou embaixo da unha.
  • Espessamento da pele sob a unha (vai formando uma massinha embaixo da unha)
  • Alterações da coloração que vai desde o branco-amarelado ao acastanhado e até preto.
  • Descamação ou descolamento intenso em relação a pele.

 

Mas mesmo assim, só um dermatologista ou podólogo pode afirmar com toda certeza se é micose ou não. E o mais importante: prescrever remédios e o tratamento mais adequado. Mas isso não nos impede de pesquisar um pouco sobre o assunto, afinal é um problema mais comum do que muitos imaginam.

Mas a boa notícia é que com o tratamento certo e muita dedicação, a micose de unha tem cura. Existem vários tipos de tratamento e a escolha de um ou mais depende da gravidade da micose. É muito importante que a micose seja diagnosticada logo no início para evitar complicações como por exemplo, perder a unha.

Além disso, quanto mais cedo for tratado, mas cedo acaba e você volta a ter unhas saudáveis e belas. Em média, o tratamento é de longo prazo, porque mesmo com o tratamento, o fungo só será eliminado totalmente depois que a unha crescer. É um trabalho conjunto. Nas unhas das mãos aproximadamente 6 meses e nos pés, por ser um local de mais difícil acesso, dura cerca de 12 meses. Isso faz com que muita gente desista do tratamento antes da hora, o que pode prejudicar seriamente a saúde.

Os tratamentos para micose de unha podem ser feitos via oral com remédios antifúngicos (Ex: Fluconazol, Itraconazol), através da aplicação de uma pomada ou esmalte antifúngico para micose de unha (Ex: Loceryl, Micolamina, Fungirox). Também existe no mercado uma opção mais moderna, porém mais cara: o uso de laser, que elimina o fungo através dos raios infra-vermelhos.

Então, vamos as dicas para evitar as micoses:

 

  • Secar bem os pés antes de calçar os sapatos, principalmente entre os dedos;
  • Limpar semanalmente os sapatos e se possível deixá-los arejando ao sol;
  • Evitar usar sapatos apertados ou úmidos;
  • Não roer a unha;
  • Usar talcos antifúngicos;
  • Evitar andar descalço em locais públicos como banheiros e piscinas;
  • Levar seu próprio kit para a manicure ou pedicure. Se não for possível, certifique-se que o kit foi limpo corretamente na máquina e está com o saco lacrado;
  • Não emprestar seu kit de unha para ninguém e muito menos pedir emprestado.

 

Opções mais recentes de tratamento

Pesquisas recentes vêm buscando novos métodos de  tratamento de infecções por fungos nas unhas. Tratamentos a laser e ultra-som. Os resultados iniciais têm sido positivos, no entanto, ainda está se investigando a eficácia do efeito a longo prazo.

 

 

Veja o vídeo explicativo a seguir:

 

 

 

Veja mais imagens aqui >>>>> http://www.dermnetnz.org/fungal/onychomycosis.html

Podóloga e Manicure profissional e especializada, educadora profissional de tratamento e embelezamento das unhas. Mulher de Deus, apaixonada pelo que faço.

Oi, Sou Alessandra Carneiro, podóloga e manicure profissional e especializada. Quero te  enviar Dicas Especiais para você ter unhas muito chiques.

Alessandra Carneiro

Podóloga e Manicure profissional e especializada, educadora profissional de tratamento e embelezamento das unhas. Mulher de Deus, apaixonada pelo que faço.

Website: http://unhasmuitochique.com